Renda variável, o que é ?

Renda variável, o que é ? Se levarmos ao pé da letra nosso título, renda variável é aquela que você cria uma nova fonte de renda, onde ela irá oscilar durante determinado período.

Aliás, ela pode oscilar positivamente ou negativamente, e assim não terá um percentual fixo e definido durante o processo.

Renda variável, o que é

Renda variável para iniciantes

Em primeiro lugar, antes de você iniciar, é de extrema importância que você tenha, ou crie sua reserva de emergência, antes de você fazer aporte em qualquer renda variável.

Dessa maneira, se acontecer algo fora de seu controle, ou que mesmo assim você faça algo de errado, por exemplo com ações em baixa, e precisa efetuar saques, vai perder dinheiro e precisamos de uma garantia a que diz respeito em estabilidade.

Desse modo, deixe essa reserva em um lugar onde a liquidez seja de preferência diária, que é aquela que você pode sacar a qualquer momento, sem perdas do montante.

Renda variável, volatilidade

A princípio, preciso te explicar que a renda variável é extremamente volátil, e diante disso seu psicológico precisa estar em dia, onde você pode abrir seus aportes e patrimônio, e ele pode estar desvalorizado em 15, 20 ou até 30% negativo.

Entretanto, como estamos falando de renda variável, ele retomar e voltar a subir de novo, daí a importância do psicológico estar em dia. São verdadeiros altos e baixos.

Renda variável, tipos de investimentos

Primeiramente, recomendo que você escolha apenas um dos tipos de investimentos para iniciantes, e foque bastante nos estudos. Não faça aportes em muitas rendas sem o devido conhecimento.

Alguns tipos são, os famosos fundos imobiliários ( Flls), fundos de ações, ETFs ( exchange-traded fund), ações de dividendos, e ações de crescimentos.

Resumo: o mercado está aí para todos, mas o conhecimento é chave de tudo, ainda mais se você é iniciante, então estude, foque, e nunca faça aporte de um capital que você não pode perder.

Aliás, clique abaixo e veja outros posts da Universidade da renda extra: